O canal comprado pela Disney em 2001 abalou o mundo do entretenimento infantil. Vendido por mais de 3,5 bilhões de dólares (5 Bilhões de Reais), concedia a casa do Mickey à sua distribuição e a exibição dos desenhos que faziam parte de seu casting.
Identidade Visual do antigo canal! |
No Brasil a situação foi mais complicada pois, de todos os países onde o canal atuava, o Brasil era, de longe, a de maior audiência e popularidade. A “Fox Kids” era o canal infantil mais popular da época em 2002, rivalizava com Nickelodeon e Cartoon Network pelo primeiro lugar geral na TV paga - vencendo os dois na maioria. Com a grande aceitação, a Disney traçou um planejamento: o canal seria retirado no segundo semestre de 2004 e estrearia novidades aos poucos durante o tempo.
Identidade Visual do novo canal! |
Entre 2002-2004 a “Fox Kids” estreou desenhos com menos ação, como “Os Padrinhos Mágicos“, “Sorriso Metálico“ e “Três Espiãs Demais“ - mostrando este novo lado família, o que fez a audiência disparar no Brasil, mas o fim já estava traçado.
Em outubro de 2004 a “Fox Kids” se tornava “Jetix”, o que mobilizou uma grande campanha de divulgação feita em revistas, jornais, internet e até mesmo na TV aberta.
Com o fim do canal houve até ameças de protesto infantil contra à Disney, "foram mais de 2 mil cartas e cerca de 250 e-mais de pais e até crianças furiosas com o fim do canal" disse um funcionário anonimo ao NaTelinha. Segundo este mesmo funcionário uma criança de São Paulo, dizia que havia organizado, com colegas de escola, um protesto na sede da Disney no Brasil.
O canal “Jetix” durou até julho de 2009, quando foi substituído pelo Disney XD, que se mantém no ar até hoje. A audiência não é mais a dos tempos da Fox Kids. Atualmente, o Disney XD perde para Cartoon Network, Discovery Kids, Disney Channel, Nickelodeon, Gloob e Boomerang no Ibope da TV paga.
Com informação de NaTelinha!